Hoje em dia, nós temos pleno conhecimento sobre os benefícios que a prática de atividades físicas pode trazer para nossa vida.

Porém, você já parou para pensar que tudo isso pode ser bastante necessário para a vida dos seus pets também?

Mais do que importantes, as atividades físicas são necessárias para uma boa saúde dos seus animais de estimação. E hoje vamos te contar com que periodicidade você precisa colocar seu bichinho de estimação para correr.

Vem conferir aqui no Nosso Armazém quanto exercício por dia seu pet precisa!

Animal saudável é animal em movimento

Se você deseja viver com seu animal de estimação por um longo tempo, proporcionando a ele uma vida bastante prazerosa e saudável, saiba que realizar atividades físicas é fundamental.

Embora os períodos de descanso façam parte de uma rotina equilibrada, e sejam indispensáveis para o bem estar de qualquer um, manter-se em movimento é uma peça importantíssima para o bom funcionamento do organismo animal.

Em repouso, o corpo deixa de produzir uma série de hormônios, todos muito benéficos a saúde – tanto a nossa, quanto de nossos pets.

Entre os benefícios que a prática esportiva proporciona estão:

  • Aumento da disposição; 
  • Melhora do condicionamento; 
  • Fortalecimento do organismo e sistema imunológico; 
  • Prevenção de doenças; 
  • Melhora do humor; 
  • Fortalecimento de articulações, ossos e músculos;
  • Melhora no trabalho cardiovascular; 
  • E outros benefícios.

Quanta atividade física por dia seu pet precisa?

Ótimo, atividades físicas são essenciais para seu pet. Mas quanto de exercício por dia os seus animais de estimação precisam?

A resposta para essa pergunta é bastante relativa, uma vez que ela depende do tipo, porte e até mesmo raça do seu amigo em questão.

De forma geral, podemos tratar a caminhada como melhor prática para animais como os cachorros. Além de não exigir cuidados ou equipamentos maiores, é o tipo de atividade que propicia ainda mais intimidade entre animal e dono, que também se beneficia do exercício.

Normalmente, 3 passeios por semana, com duração entre 30 e 60 minutos e uma intensidade moderada é considerado bastante indicado, sem que se torne prejudicial ao seu amigo.

Construir uma rotina e respeitá-la é muito importante, especialmente no que diz respeito ao lado emocional do seu pet. Ele vai se acostumar com os horários, e vai se acalmar, pedido para passear menos vezes por dia – só não vale deixar de sair com ele, hein?

No entanto, você deve levar em consideração diversos fatores que podem aumentar ou diminuir tanto tempo quanto a periodicidade em questão.

Leve sempre em consideração

Existem 3 pontos que devem ser observados para que você possa compreender melhor de quanto tempo, quantas vezes por semana o seu pet precisa praticar alguma atividade física:

Raça:

Quanto maior o porte do cachorro, mais energia disponível para gastar ele tem. Por isso, raça como labrador retriever, pastor alemão, dogue argentino, entre outras, conseguem caminhar e até correr por espaços de tempo maiores.

Fique atento também às raças de cachorro com focinhos achatados, como pug, bulldog, shih tzu, boxer, que possuem problemas respiratórios e tem mais dificuldade para lidar com o calor e atividades mais longas e exigentes.

Idade:

Cães mais novos tem mais lenha para queimar, ou melhor dizendo, energia para gastar. Nesse caso, vale apostar em mais doses semanais, ou mesmo diárias de passeios e caminhadas. Incentive as brincadeiras, e claro, disponibilize um espaço adequado para que ele possa se movimentar livremente.

Tamanho:

Se o seu cãozinho está acima do peso, caminhadas são uma ótima maneira de ajudar no emagrecimento, enquanto cuida da sua saúde.

Só tome cuidado caso seu cachorro seja mais propenso a desenvolver doenças no quadril, como é o caso do dogue alemão e do mastiff – para eles, é preciso pensar em atividades de baixo impacto, que não exigem muito esforço.

Ao fim, vale a indicação de procurar o seu veterinário de confiança para que seja realizado um diagnóstico mais preciso sobre o estado do seu pet, e de quais atividades são mais recomendadas.

Cuidados

Quer mais algumas dicas para que as atividades com seu pet sejam verdadeiramente proveitosas e não acabem se tornando um sofrimento para nenhum de vocês? Dá uma olhada nesses cuidados que você precisa manter para que tudo saia conforme planejado:

  • Fique atento aos horários escolhidos para os exercícios;
  • Certifique-se de hidratar seu animalzinho;
  • Vale fazer pequenas pausas para o descanso;
  • É importante manter os cães sempre na coleira, e com focinheira, para determinadas raças;
  • Lembre-se de parar para que seu animal faça suas necessidades fisiológicas em locais adequados;
  • Leve um saquinho para recolher fezes;
  • Evite superfícies muito quentes, como asfalto, pois podem causar ferimentos às patas do seu cachorro.

Posso realizar outras atividades com meu pet?

A resposta é sim, mas tudo precisa ser feito com bastante calma e respeitando os limites do seu pet.

Por exemplo, se você pensa em levá-lo para uma corrida ou mesmo uma volta de bicicleta, é preciso introduzir essa nova rotina de maneira bastante gradual. Por mais que os cães demonstrem gostar bastante desse tipo de exercício, comece com intensidades mais baixas e períodos mais curtos. Depois, pode ir aumentando aos poucos.

Já no caso dos gatos, é comum que eles tenham maior tendência ao sedentarismo. Por isso, é importante facilitar seu acesso a ambientes externos, e mesmo a brinquedos específicos, voltados para que eles se exercitem

Quer algumas dicas do que você pode fazer aí na sua casa para incentivar o seu pet a se mover?

Espalhe alimentos pela casa, primeiro em locais de mais fácil acesso, e depois, com graus de dificuldade maiores.

Você também pode criar uma pista de obstáculos, utilizando o que estiver ao seu alcance, como pufes, almofadas, livros, caixas. O objetivo é fazer seu pet pular, escalar, subir, descer e correr. Incentive seu animal com os seus alimentos favoritos.

Seguindo essas recomendações, você vai garantir tanto a saúde quanto a felicidade do seu amiguinho – e a sua também é claro.

Vale também se preocupar com a alimentação do seu pet, igualmente responsável por oferecer saúde ao seu companheiro animal.

Continue de olho aqui em nossos conteúdos para garantir vida longa e bastante saudável aos seus pets, com as dicas que só o Nosso Armazém tem para te oferecer!