Quantidade de ração para cachorro

Estamos sempre procurando pelo melhor quando o assunto é o cuidado com nossos pets. Isso inclui a aquisição de ração de qualidade para nossos filhos de 4 patas. Mas também é importante controlar a quantidade de ração para cachorro, além de ter horários certos para servir. Quer saber mais sobre isso? Acompanhe nosso artigo.

Não deixe comida à vontade para seu cachorro

Na correria do dia a dia, pensamos que ao deixar o alimentador do cãozinho sempre cheio é a melhor opção, independente se for um filhote, um cachorro adulto ou em fase idosa. Afinal, nós não precisaríamos nos preocupar em encher a tigela no horário certo e o pet comeria quando sentisse fome. Porém, esse é um pensamento errado.

Os cães não devem ter comida sempre à vontade no alimentador e é preciso controlar a quantidade de ração para cachorro, garantindo a boa nutrição e a saúde do seu amigão. Deixar a comida exposta ao ar, além de ser uma prática que acaba prejudicando a saúde do pet, também pode trazer outras consequências.

Vamos ver aqui 5 motivos para você cuidar da quantidade de ração para o seu cachorro:

Existem diversos riscos, como você vai ver abaixo, em não trocar, com maior frequência, a ração do seu pet no pote, além de você não conseguir identificar a quantidade que o animalzinho está consumindo, o que pode trazer danos à saúde dele.

1. Umidade e contaminação por fungos e bactérias

Quando os cachorros comem, é normal que eles deixem saliva respingar no comedouro. Isso deixa o recipiente úmido, o que proporciona o surgimento de fungos e bactérias, por meio de um processo de fermentação no alimento. Isso contamina a ração e faz mal para seu cãozinho, pois pode ocasionar vômito, diarreia, entre outras complicações.

2. Perda de nutrientes

Você sabia que quando exposta ao ambiente, a ração perde seu valor nutricional? Esse é um dos motivos, aliás, pelo qual não devemos comprar rações vendidas a granel em petshops – esse alimento já foi retirado da embalagem original e pode estar a tanto tempo exposto, que deixou de ser nutritivo.

O mesmo vale para a ração que fica na tigela do cãozinho o dia todo. Alguns nutrientes oxidam em contato com o ar e ela deixa de dar ao seu amigão tudo o que ele precisa para ficar saudável.

As rações Qualidy, vendidas em nossa loja, têm todo o cuidado no fechamento da embalagem, assim mesmo depois de aberta, você irá conseguir isolar totalmente a comida, para que ela não fique exposta ao ar.

3. Perda de palatabilidade

As rações são feitas para agradar o olfato e o paladar dos pets. Mas, assim como acontece com os nutrientes, a exposição da ração fora da embalagem original também afeta o cheiro e o sabor do alimento. Sabe quando você percebe que o animal não está mais interessado na ração? Não é porque ele “enjoou”, como geralmente imaginamos, e sim porque a comida perdeu o aroma e o sabor, ou seja, a palatabilidade.

4. Insetos e roedores

A ração exposta na tigela atrai a atenção de baratas e outros insetos, além de também ser um chamariz para roedores, que podem ser perigosos para sua família e ainda expõem seu cãozinho a doenças.

Outra dica para evitar esses visitantes indesejados é o cuidado na hora de armazenar a ração. Dê preferência por embalagens que tenham o sistema de “zíper” plástico, garantindo que o pacote será bem vedado depois de aberto.

5. Obesidade e outras doenças

Vários podem ser os motivos que estão levando o cachorro a comer em excesso, desde ansiedade até algum desconforto físico.

Se você deixar comida à vontade para seu cão, ele pode comer mais do que o necessário e desenvolver obesidade. A doença é perigosa para qualquer cachorro, mas ainda mais complicada em animais com alguma doença preexistente, como problemas renais, cardíacos, respiratórios ou nas articulações.

Além disso, muitas enfermidades, sejam elas físicas ou psicológicas, podem fazer o efeito contrário e o seu companheirinho perder o apetite. Se você não controlar a quantidade de ração no pote, por refeição, ficará mais difícil identificar se ele está comendo corretamente ou não, atrasando também a ida ao veterinário para diagnosticar o que está causando a falta de vontade de comer.

Então, o que fazer?

Programe os horários de alimentação do seu pet. A quantidade total de ração a ser servida pode ser verificada na embalagem. Esse total deve ser dividido em porções ao longo do dia: filhotes devem comer de 3 a 5 vezes, enquanto adultos comem 2 ou 3 vezes. Sirva o cão sempre no mesmo horário, todos os dias, para que o organismo dele também se habitue com as refeições. Cachorros amam rotina e seus corpos se adaptam aos momentos de alimentação.

E, claro, compre sempre as melhores rações e petiscos para seu pet. No Nosso Armazém, você encontra uma sessão completa com opções de alimentos para cães. O frete para o Estado de São Paulo é fixo, então você não paga a mais para receber em sua casa uma quantidade maior de produtos. Acesse nosso site e aproveite!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos. Quer ficar sempre por dentro de temas relacionados à saúde do seu pet? Então nos siga no facebook e instagram para não perder nenhuma novidade em nosso blog!