cachorro lambendo a pata

Sabe aquele momento que você olha para o seu cão e percebe que ele está lambendo ou mordendo as patas deitado no chão, na cama ou no sofá? Parece uma cena comum e que faz parte até do instinto nele, mas nem sempre é um bom sinal.

Você pode até imaginar que o comportamento do seu cachorro lambendo a pata é natural, principalmente depois de um passeio com seu cão, em que ele se distrai, fortalece suas patinhas e ainda gasta um pouquinho das suas unhas. Mas a questão é a frequência desse comportamento não só nesses momentos, mas também quando estão quietos em casa, sem o momento do passeio.

Na maioria das vezes, os cãezinhos mordem suas patas por estarem com algum machucado na região ou então por questões psicológicas e emocionais, como ansiedade e estresse. Apesar de parecer um hábito normal, isso pode trazer diversos problemas para a saúde deles. Por isso, é importante saber a causa dessa prática para evitá-la.

Como perceber o excesso de lambidas nas patas

  • Pata molhada além do normal;
  • Alguma parte da pata ferida, com falhas localizadas no pelo ou mudança na cor;
  • Alterações no cheiro da pata.

O que leva o cão a se lamber, morder ou coçar a pata?

Assim como muitos humanos têm mania de roer unha da mão, os pets expressam a agonia que sentem por meio de mordidas ou lambidas constantes nas patas. Esses sinais podem ser interpretados como estresse ou ansiedade sentida pelo animal.

O TOC, transtorno obsessivo compulsivo tem um fácil tratamento porém precisa de dedicação. Pois geralmente o veterinário indica mais passeios, brincadeiras e exercícios. Afinal, o seu cão precisa de atividade física, independente da raça ou do perfil dele. 

Pata ferida e com falhas na pelagem são sinais claros de lambedura excessiva. Se ele passa muitas horas sozinho é possível ter desenvolvido a ansiedade de separação e sofrer bastante, em especial se a personalidade dele envolve carência e dependência afetiva da família.

Ao deixá-lo sem companhia, o ideal é manter brinquedos sempre por perto, para brincar e divertir-se um pouco enquanto o dono não volta. Outra opção pode ser uma creche ou canil, onde possa interagir com outros cães e receber estímulos diferentes.

Pouca gente sabe, mas desequilíbrios dos hormônios, especialmente da tireoide podem acarretar infecções de pele. O hipotireoidismo, por exemplo, e até o excesso de cortisol são ainda possíveis causas da irritação na pata do animal. E nesse caso é claro que a reação dele será lamber ou coçá-la sem parar.

Outra opção são certas alergias, seja a alimentos ou a produtos químicos, por exemplo. Quando isso acontece, o corpo se manifesta formando manchas vermelhas e feridas graves. É preciso que o seu cão tenha uma boa alimentação e investigar o causador da reação alérgica e tratá-lo assim que possível.

Como cuidar da pata de cachorro?

Por mais comum que seja um cachorro lambendo a pata, devemos nos atentar se isso está acontecendo com uma frequência maior que o normal. Isso porque, quando o cão passa a língua por muitas vezes em suas patinhas, elas ficam mais úmidas, podendo assim acumular mais fungos.

Escolher horários mais frescos (início do dia e finais de tarde) para passear com o seu pet é um dos primeiros passos de como cuidar da pata de cachorro. Antes da atividade, verifique a temperatura do chão e, se estiver muito quente, melhor deixar a caminhada para outra hora.

Se perceber que o seu cãozinho tem esse hábito por estresse ou ansiedade, o ideal é sempre planejar brincadeiras e atividades para que ele gaste toda a sua energia e se divirta ao seu lado.

Como evitar a coceira na pata de cachorro

  • Utilizar calçados específicos para animais de estimação. Atualmente, existem meias especiais. Com elas, ele estará muito mais protegido, mas lembre-se: só as utilize durante os passeios, pois o uso excessivo pode incomodar o animal;
  • Mantê-lo sempre em um local limpo e higienizado;

Se você notar seu cachorro lambendo a pata mesmo após essas dicas, o ideal é levá-lo ao veterinário. Cuidar da saúde do seu animal de estimação é uma das melhores formas de demonstrar tudo o que mais precisa: carinho e muito amor.

Aqui no site do Nosso Armazém você encontra uma categoria especial de pets com muitas opções de rações, acessórios, higiene, entre outras coisas. Não deixe de conferir. Se precisar de ajuda, conte com a gente.

O que você achou desse conteúdo? Se você gostou, continue acompanhando o nosso blog para ler muito mais. Nos siga no Facebook e no Instagram e fique bem-informada com mais dicas como essa. Te esperamos por lá!