Sabonete facial, saiba qual a sua importância e como escolher o seu

Você sabia que a saúde da sua pele pode sofrer impactos negativos por diferentes tipos de fatores? A mudança de clima, por exemplo, é um deles. Dias mais frios tendem a deixar sua pele mais ressecada, enquanto os dias mais quentes podem aumentar a sua oleosidade.

No entanto, isso não é uma regra e as coisas costumam ficar ainda mais malucas nesse período de primavera, que em determinados dias somos expostas às 4 estações do ano em menos de 24 horas. Quer saber a melhor alternativa para minimizar os danos causados à sua pele? Uma boa rotina de cuidados e o sabonete facial correto certamente podem te ajudar com isso.

Lavar o rosto é uma tarefa simples, mas só água não é suficiente para remover todas as sujeirinhas que grudam nele. Também é importante lembrar que os sabonetes que usamos para as mãos nem sempre atuam com a mesma eficiência na superfície facial.

Confira algumas dicas que te ajudarão a ter um toque mais suave, uma pele mais saudável e maior sensação de limpeza ao longo do dia!

Qual a importância de cuidar da limpeza facial?

O rosto que não recebe o cuidado adequado está mais suscetível a aparições de cravos, acnes, manchas e outras doenças cutâneas. Além disso, lavar a região é sempre a primeira etapa da sua rotina de skincare, já que uma pele higienizada tende a absorver melhor os produtos aplicados nas etapas seguintes, tornando seus efeitos mais efetivos.

Da mesma forma que você se preocupa na hora de escolher o xampu ideal para os seus cabelos, essa atenção também deve ser aplicada ao escolher seu sabonete facial. Uma escolha equivocada pode causar consequências indesejadas que vão além de investir mal seu dinheiro, o sabonete facial inadequado poderá interferir na saúde da sua pele causando, até mesmo, doenças e feridas.

Mas, fique tranquila que a gente está aqui para te ajudar!

Como saber qual é o seu tipo de pele?

Por mais óbvio que possa parecer, nem sempre a sua pele é do tipo que você pensa que é. Ninguém melhor que um médico dermatologista para te ajudar nessa definição, entretanto, a gente compartilha a seguir algumas características que podem te dar um direcionamento.

Pele seca: caracteriza-se pela dificuldade em reter água. Isso pode acontecer por fatores genéticos, hormonais ou condições ambientais como frio, radiação ultravioleta e vento. O longo contato com água quente no banho também pode contribuir para o ressecamento da pele.

Pele oleosa: também conhecida como pele lipídica, é caracterizada pela alta produção de sebo. Isso se dá por fatores como mudanças hormonais, dietas com alto teor de gordura, estresse, longa exposição ao sol, entre outros. Esse excesso de gordura deixa a pele com um aspecto mais brilhante e favorece a formação de cravos, acnes e espinhas.

Pele sensível: a ausência de umidade e de sebo na superfície cutânea resulta em uma pele sensível. Basicamente, o sebo funciona como uma barreira, sem ele a pele fica mais seca e, consequentemente, mais vulnerável, podendo deixá-la irritada com mais facilidade, ocasionando vermelhidão que pode provocar coceiras e até alergias.

Pele mista: certamente, esse tipo de pele é o mais frequente entre as pessoas. Como o próprio nome diz, ela apresenta em um mesmo rosto um aspecto oleoso na região da testa, nariz e queixo, também conhecida como zona “T”, e pele seca ou normal nas regiões ao redor dos olhos, nas bochechas e extremidades.

Qual sabonete facial escolher para o seu tipo de pele?

Para quem tem pele seca, o ideal são os sabonetes suaves, mas de hidratação intensa. Muito cuidado na escolha do seu produto, uma decisão errada pode provocar irritação e descamação da pele. Prefira os sabonetes à base de óleo e demais propriedades hidratantes como a manteiga de karité, lanolina e extrato de uva.

Para quem tem pele oleosa, dê preferência aos sabonetes adstringentes, que combatem o excesso de sebo. Escolha também os sabonetes líquidos com controle de oleosidade, já que os em barra costumam ressecar a pele. Por último, e não menos importante, prefira produtos com ativos como o ácido salicílico, glicólico, zinco e nicotinamida. Eles também contribuem com o controle da oleosidade além de contar com ação anti-inflamatória.

Para quem tem pele sensível, mantenha a distância de produtos agressivos e opte por sabonetes em gel, mas muita atenção com possíveis partículas físicas de esfoliação. Também dê preferência às propriedades naturais calmantes como o extrato de camomila e erva-doce, elas podem amenizar manchas e erupções em um curto prazo.

Para quem tem pele mista, aposte em sabonetes com ativos para controle de oleosidade em menores concentrações do que o recomendado para peles oleosas. Já que este é o tipo de pele mais comum, nada mais natural que os sabonetes para pele mista sejam os mais fáceis de serem encontrados.

Barra, líquido ou gel?

Tá legal, você já descobriu qual é o seu tipo de pele, também já entendeu o tipo de sabonete que deve escolher, mas, quando foi pesquisar, pintou mais uma dúvida… Escolher sabonetes em barra, em líquido ou em gel? Segue a leitura que a gente também te ajuda nisso!

Barra: com pH mais alto e alcalino, proporciona uma limpeza mais profunda e agressiva. Por essa razão, os sabonetes em barra são mais recomendados para a limpeza do corpo.

Líquido: mais prático na hora de aplicar, seu pH é mais próximo ao da pele e sua composição normalmente conta com ativos hidratantes.

Gel: é o mais suave e, consequentemente, o mais delicado. Seu pH fisiológico não agride a pele durante a limpeza.

Como deve ser a higiene do seu rosto?

Como tudo em excesso, lavar o rosto diversas vezes ao dia também não é o ideal para a saúde da sua pele. O mais indicado é que você siga as orientações médicas, que geralmente recomendam a limpeza duas vezes ao dia, assim que acordar e antes de dormir, sempre respeitando a sua rotina de skincare.

Lavar o rosto além do recomendado pode provocar:

  • doenças cutâneas;
  • aumento da produção de sebo, para quem tem pele oleosa e;
  • ressecamento da pele, para as pessoas de pele seca.

Confira também alguns hábitos que você deve eliminar na hora de higienizar sua pele:

  • Higienizar o rosto faz parte da rotina de skincare. Por isso, não lave com água morna ou quente e nem aproveite a hora do banho para isso. Use sempre água fria para a limpeza da pele.
  • Não esfregue a toalha na hora de secar o rosto. Ao invés disso, dê leves batidinhas sobre a região para evitar atrito e vermelhidão ou, ainda, deixe secar naturalmente.

E não se esqueça, se você continuar se sentindo incomodada com a sua pele, perceber o surgimento de vermelhidão e hematomas ou perceber o aumento de acnes e espinhas, procure a orientação de um médico dermatologista!

Nosso Armazém indica

Além dos produtos que você já conferiu ao longo desse conteúdo, no site do Nosso Armazém você encontra uma série de produtos que contribuem para o cuidado com a sua pele.

O Sabonete facial Neutrogena Deep Clean Sabonete Facial Grapefruit, por exemplo, é indicado para todos os tipos de pele. Ele limpa profundamente os poros, removendo 99% das impurezas e a oleosidade, deixando sua pele limpa e fresca todos os dias.

Já o Gel de Limpeza Neutrogena Purified Skin proporciona uma limpeza purificante e profunda que elimina as impurezas e toxinas, reduzindo a oleosidade da pele sem deixar a sensação de ressecamento.

Você gostou desse tipo de conteúdo? Então, confira no nosso site os produtos selecionados exclusivamente para ajudar você na hora da limpeza de pele.

Se quiser se aprofundar no assunto, aprenda a deixar sua pele linda e saudável através de uma rotina de skincare. Baixe o nosso ebook Rotina de Skincare, um guia completo de cuidados com a pele.

Também não se esqueça de nos seguir no Instagram, no Facebook e conferir o nosso blog para ficar bem informada com as melhores dicas de beleza, saúde e bem-estar. Te esperamos por lá!