Cosméticos veganos, como identificar?

A procura por produtos e cosméticos veganos, que não possuem origem animal em sua composição, vem crescendo no mercado, seja pela consciência ambiental e proteção com os animais ou simplesmente para aderir a um estilo de vida mais saudável.

Esse movimento fez com que novas marcas se comprometessem a apresentar cosméticos veganos, cruelty free, naturais ou orgânicos e até mesmo marcas tradicionais repensarem a fabricação de seus produtos.

Você sabe qual a diferença entre cada um deles?

Cosméticos veganos

O cosmético vegano é aquele que não conta com nenhum “ingrediente” de origem animal na sua fórmula. Exemplos de componentes de origem animal que podem estar presentes em alguns produtos de beleza: mel, colágeno natural (geralmente tirado da pele ou da cartilagem de alguns animais), leite, entre outros.

Cosméticos cruelty free

Os produtos “cruelty free” recebem esse selo em sua embalagem quando em sua produção não são feitos testes em animais. Em tradução livre, quer dizer “livre de crueldade”. Mas atenção, nem todo cruelty free é um cosmético vegano, pois embora não seja feito teste em algum bichinho, pode haver produtos de origem animal na composição.

Cosméticos naturais

Os naturais, como o próprio nome já indica, são aqueles produtos feitos a partir de matérias-primas naturais. Nem todo produto natural é um cosmético vegano, porém precisa ser cruelty free.

Um exemplo de cosmético vegano, cruelty free e natural são os shampoos e condicionadores sólidos da marca Boni Natural. Outro diferencial desse produto é que sua embalagem não é feita de plástico, contribuindo também com a proteção do meio ambiente.

Cosméticos orgânicos

Assim como os naturais, os cosméticos orgânicos também são feitos a partir de ingredientes vindos da natureza. A diferença entre os dois é que no cultivo da matéria-prima não é permitido o uso de agrotóxicos, além de respeitar uma dinâmica de menor impacto ambiental, como rotatividade do solo e adubo natural.

Por que usar cosméticos veganos?

Agora que você já aprendeu a diferença entre cada um dos produtos, mas ainda está em dúvida se deve fazer uso ou não, veja três motivos para comprar cosméticos veganos.

1 – Não agridem os animais

Talvez o principal motivo pelo qual muitas pessoas acabam optando por esse nicho é a proteção aos animais. Os cosméticos veganos não usam nenhum ingrediente de origem animal e muitos são cruelty free também.

2 – Não causam danos ao corpo

Por usarem elementos naturais em sua composição, os cosméticos veganos possuem menos chance de causar alergias ou outros danos ao seu organismo, diferente dos produtos sintéticos.

3 – Cosméticos veganos são sustentáveis

Mais do que produtos de beleza, o veganismo é um estilo de vida com o foco em uma filosofia que busca um mundo mais sustentável desde a alimentação até o consumo de outros bens. Ao utilizar um produto que visa gastar menos água ou que se preocupa em não desmatar incluindo no ciclo de produção até chegar nas prateleiras, você está contribuindo também para um mundo mais sustentável.

Conheça 5 marcas com cosméticos veganos, vendidos na nossa loja online, para você começar a experimentar na sua rotina:

Ultra Action

Boni natural

EUME

Vult

Eudora

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com uma amiga! Siga a nossa página no facebook e instagram, para ficar sempre por dentro de outras dicas como essa.