O verão chegou com tudo que tem de melhor: muito sol. Por isso, é preciso redobrar os cuidados com a pele para ficar longe de qualquer tipo de problema que é potencializado pelo calor excessivo.

Quer saber um pouco mais sobre os perigos que a estação traz para sua pele, e principalmente, como se manter bem protegida? Segue a leitura conosco que temos algumas coisas bem bacanas para te contar!

Verão: cuidado redobrado com a pele

Como bem se sabe, durante o verão a incidência solar é bem maior do que durante o restante do ano. Como a nossa pele é o órgão humano mais exposto a essa radiação solar, é comum que seja o principal alvo de problemas e doenças causadas por essa exposição. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as principais são:

Manchas e sardas

As manchas costumam aparecer lentamente, nas áreas onde ocorre maior exposição solar. Normalmente, esse tipo de lesão é benigna e não costuma evoluir para câncer, mas é sempre preciso recorrer a avaliações profissionais para diagnósticos mais detalhados.

A forma mais fácil de evitar esse tipo de lesão é utilizar o protetor solar e evitar a exposição excessiva aos raios solares.

Acne solar

A acne solar é causada, especialmente, por limpezas de pele mal feitas, que deixam na pele resíduos de suor, filtro solar e oleosidade da pele. Em conjunto com a própria radiação solar, essa mistura é muito perigosa. Por isso, recomenda-se que especialmente o rosto seja lavado com um sabonete próprio para seu tipo de pele, em conjunto com tônicos e adstringentes. Outra recomendação é a preferência por filtros solares com base aquosa ou em gel, pois eles tendem a diminuir a oleosidade.

Brotoejas

As brotoejas são pequenas bolinhas que surgem devido ao contato da pele com o suor. São mais comuns em bebês, no entanto podem surgir em qualquer pessoa mais predisposta. Costuma causar coceira, que pode ser de maior ou menor intensidade.

Além desses riscos todos, a pele pode sofrer queimaduras, e a exposição por períodos prolongados é considerada o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pele.

Micose

As micoses são infecções causadas por fungos, e atingem tanto a pele quanto unhas e cabelos. Esses fungos costumam se desenvolver quando encontram ambientes favoráveis: quentes, úmidos e com baixa imunidade. 

Por isso, é fundamental secar-se bem, entre os dedos, nas unhas e em todas as dobras do corpo. Também vale utilizar calçados arejados, e não compartilhar material de manicure/pedicure.

Por tudo isso, é fundamental se proteger.

Como cuidar da pele no verão

Agora que você já sabe todo o risco que está correndo com a pele exposta por aí, nós temos algumas dicas bem bacanas que vão te ajudar a se proteger, e minimizar todos esses perigos.

Use filtro solar

Não tem nem o que dizer, né? O protetor solar é o seu maior aliado contra os raios solares, e você tem que usar todo dia – mesmo em dias nublados ou chuvosos.

Aposte em um fator de proteção de, no mínimo, 30. Agora, se você tem uma pele mais clara, vale utilizar os modelos com FPS 50.

A indicação é de que o produto seja reaplicado a cada duas horas, e sempre que você entrar e sair da piscina ou do mar – mesmo para os produtos que se dizem resistentes à água.

Aliás, aqui em nosso blog nós já te ensinamos como você deve escolher o melhor protetor solar para sua pele, o que é fundamental para extrair os melhores resultados, além de evitar oleosidade excessiva.

Mantenha-se bem hidratada

Mantenha-se bem hidratada para minimizar e até mesmo recuperar eventuais danos.

Você pode tomar 2 ou mais banhos por dia, o que também é importante para uma limpeza adequada da pele. Não utilize o sabonete sempre, dessa vez você evita o ressecamento.

Lembre-se de secar bem os dedos, axilas, pés e demais regiões do corpo para evitar a proliferação de fungos.

Aposte em hidratantes corporais, que podem ser aplicados após o banho. Essa aplicação precisa acontecer, ao menos, nas regiões que são mais secas naturalmente em nosso corpo, como é o caso dos pés, joelhos, mãos e cotovelos.

Invista em muitos sucos naturais, água de cocô e chás gelados, para fugir da água pura. Mas fique longe de refrigerantes e bebidas alcoólicas – estas últimas contribuem com a perda de água do corpo, além de influenciarem no funcionamento do organismo, retardando a eliminação de toxinas.

Depilação: melhor deixar para depois

Como durante o verão é comum que os corpos fiquem mais expostos, cresce a busca por depilação em regiões como as axilas e virilhas. No entanto, vale o alerta: a depilação é bastante agressiva para a pele, por contribuir com seu ressecamento.

Portanto, evite realizar esse procedimento, ao menos no dia em que for se expor ao sol.

Tratamentos de pele

Assim como no caso anterior, o Verão não é a melhor época do ano para realizar tratamentos que envolvam laser ou produtos químicos – prefira o outono ou inverno.

Uma dica: realize esfoliações ao menos uma vez por semana, para retirar todas as impurezas, células mortas e contribuir com a renovação de sua pele.

Piscina e praia em excesso podem agredir a pele

Com certeza você deve ter feito planos que envolvem piscina ou praia durante o verão. É normal que busquemos nos refrescar. Mas exagerar pode ser bem ruim para sua pele.

Isso porque tanto o sal do mar quanto o cloro da piscina são prejudiciais para a umidade natural da pele, contribuindo com seu ressecamento. Além disso, o próprio atrito com a areia também contribui com a queda da barreira natural de proteção que existe na pele.

Uma dica interessante é tomar sempre um banho extra de água doce fria, ao fim de um dia na praia. Dessa forma, além de se refrescar, é possível retirar o sal e areia da pele. E claro, não deixe de utilizar uma loção pós sol ou hidratante.

Fuja da exposição solar excessiva

Por fim, uma dica bastante óbvia, que é: fuja do sol quando ele está mais forte! O horário de maior incidência solar é entre as 10h e as 16h, e você precisa se proteger neste período.

Se for preciso mesmo sair, aposte em bonés, óculos escuro, chapéus e, claro: o bom e velho protetor solar.

Não deixe de aproveitar o sol para garantir um belo bronzeado, e curtir os inúmeros benefícios que a luz solar tem para nos oferecer – mas sempre muito bem protegida.

Dessa forma, seu verão não vai terminar em dor de cabeça. É só continuar de olho aqui em nosso blog,  e aproveitar as melhores dicas.