A época mais quente do ano chegou e trouxe com ela os incômodos mosquitos. Além do zumbido desagradável, a picada desses pequenos insetos pode causar, desde coceiras superficiais, até doenças com sérias complicações.

Para te deixar protegida e preparada para aproveitar os dias quentes como se deve, criamos um conteúdo completinho explicando como os repelentes funcionam, quais as diferenças entre eles e suas recomendações.

E aí, vamos aprender a como se proteger desses pequenos inimigos?

O que é o repelente?

Repelentes tópicos são formulações específicas para aplicação na pele com o objetivo de inibir a aproximação de insetos, como mosquitos e pernilongos. Desta forma, evitamos picadas que podem trazer, além desconforto, transmissões de doenças como o zika vírus, a dengue e a febre chikungunya.

Apesar de terem a mesma finalidade, repelente não é tudo igual. E para te mostrar a diferença entre eles, separamos uma lista com os três principais princípios ativos utilizados no mercado. Confira!

Quais os princípios ativos mais utilizados?

Para afastar os insetos, cada repelente possui uma formulação específica com princípios ativos diferentes. A escolha entre eles depende da forma de aplicação, duração e características da pele. Veja a seguir os principais princípios ativos encontrados nos repelentes.

DEET

Os produtos que contêm DEET (abreviatura para o químico N, N-dietil-meta-toluamida) são os mais comuns no mercado. As formulações com esse princípio ativo têm se mostrado seguras e eficazes em adultos e crianças.

Para crianças entre 2 e 12 anos, a concentração de DEET não deve ultrapassar os 10% e deve ser aplicado, no máximo, 3 vezes ao dia. Já em maiores de 12 anos são permitidas aplicações em concentrações maiores.

Icaridina

A Icaridina, também conhecida como Picaridina, é um ingrediente ativo sintetizado a partir do composto natural da piperina. É um produto incolor e inodoro, além de possuir ampla eficácia contra vários insetos. A icaridina é considerada tão eficaz e segura quanto o DEET por oferecer proteção contra picadas de mosquitos e carrapatos, além de conferir proteção de longa duração.

IR 3535

O IR3535 (Ethyl butylacetylaminopropionate) é um repelente seguro e eficaz para uso em crianças a partir de 6 meses e gestantes. Seu período de proteção varia de 4 a 8 horas, dependendo da concentração do princípio ativo e sua toxicidade é muito baixa, considerada como atóxica.

Qual repelente é o mais indicado?

A escolha do repelente ideal depende de como, onde e quem vai utilizar. Por isso, saber as respostas para perguntas como: será possível reaplicar? O uso é para o dia a dia? É para bebês ou crianças? É primordial para uma escolha certeira.

Veja abaixo algumas indicações de repelentes que atendem os mais diversos tipos de uso e necessidade.

Para proteção de longa duração

Com até 10 horas de proteção, a linha Exposis Extreme é ideal para aplicação em crianças e adultos que desejam se proteger por bastante tempo. A linha usa o princípio ativo Icaridina, aprovado e recomendado pela baixa toxicidade e maior desempenho na proteção contra Dengue, Zika e Chikungunya.

Para proteger bebês

Para proteger os pequenos contra picadas, a Loção Antimosquito, da Johnson’s Baby aparece como excelente escolha. Ele é o primeiro repelente do mercado, com segurança e eficácia comprovada, para aplicação em bebês com 6 meses ou mais. Além disso, sua fórmula sem álcool não resseca a delicada pele do bebê e repele mosquitos, pernilongos, borrachudos e outros insetos por 4 horas.

Para proteger crianças

Crianças adoram se aventurar, por isso, a linha OFF! Kids é perfeita para proteger a pele durante a infância. Sua fórmula foi desenvolvida especialmente para aplicação na pele delicada das crianças a partir de 2 anos, garantindo toque seco, cheirinho agradável e proteção por até 4 horas.

Para usar no dia a dia

​Para as pessoas que gostam de praticidade, o repelente fullREPEL Revolution Everyday é a melhor escolha. 2 em 1, este produto une a incrível proteção solar FPS 30 com o poderoso repelente de Icaridina, que garante até 12 horas de proteção contra picadas de insetos.  Facilidade e proteção num produto só!

Conclusão

Agora que você já descobriu o que é um repelente, quais os princípios ativos mais usados e conheceu alguns produtos que podem atender às suas necessidades de proteção, talvez seja a hora de adquirir o seu repelente e deixar a sua pele protegida para aproveitar esse verão longe dos mosquitos. 

Corra para o Nosso Armazém e conheça as nossas linhas completas de repelentes e escolha uma delas para chamar de seu! Contamos com linhas completas que atendem desde bebês a adultos que precisam de proteção contra mosquitos e outros insetos.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado e, em breve, voltaremos com mais novidades trazendo o melhor do universo do Nosso Armazém até você.

Beijinhos!