Acabou de descobrir que está grávida? Antes de qualquer coisa: parabéns, futura mamãe! Que esse bebê venha ao mundo com muita saúde, uhul!

Agora, a gente entende que devem estar passando diversas coisas pela sua cabeça, e talvez você nem tenha ideia de por onde começar essa jornada da maternidade.

Por isso decidimos te dar uma mãozinha, e mostrar alguns passos importantes que você precisa tomar.

Então vem com a gente e já vai pensando no nome da criança que vem por aí. Ou seria mais de uma?

Cuidados Médicos

Depois que a gravidez estiver devidamente confirmada, com um exame de sangue (aqueles testes de farmácia não costumam falhar, mas nunca se sabe, não é?), você deve agendar uma consulta com um obstetra.

Médico responsável por acompanhar as gestantes, ele vai ser o seu grande companheiro durante os próximos nove meses. Portanto, escolha bem: vale recolher indicações de amigas, na internet, até mesmo da sua mãe.

O acompanhamento da mamãe e do bebê na gestação é chamado de pré-natal, e são realizados diversos exames que visam garantir a saúde de vocês dois.

Uma dica interessante para esse momento é a ingestão de ácido fólico, vitamina indicada pelos médicos para ajudar na formação do tubo neural do bebê. Ele ajuda a impedir que ocorram malformações neurológicas e de doenças congênitas, aumentando a produção de glóbulos vermelhos e auxiliando no crescimento da placenta.

Recomenda-se a ingestão de 5mg diárias até 3 meses antes da gravidez, e pelo primeiro trimestre da gestação. Mas como nem tudo nessa vida é planejado, vale se atentar à todas as recomendações médicas.

Alimentação da Mamãe

P8B1HJ Portrait of pregnant woman eating healthy food

Uma boa alimentação reflete diretamente na saúde, e como agora tem outra vida dependendo diretamente da sua, esse quesito se torna ainda mais importante.

Vale aproveitar a mudança na alimentação e investir em novos hábitos para a vida toda, não? Por exemplo, você deve consumir bastante proteínas, vitaminas e ferro, mas cuidado: ganhar muito peso pode acabar sendo prejudicial.

Portanto, mamãe, você pode investir em um bom consumo de:

  • cereais integrais;
  • carnes magras;
  • Leites e derivados;
  • frutas;
  • legumes
  • verduras.

E como ficam os cuidados com a beleza?

Toda mamãe já é linda por natureza, mas ainda assim, é possível dar aquele up com a ajudinha de alguns produtos e cosméticos.

Os hormônios, em excesso nesse período, contribuem para uma pele mais hidratada. É comum que, do quarto mês em diante, desapareçam até mesmo algumas acnes.

No entanto, também por conta das alterações hormonais, uma das maiores preocupações durante esse período é o surgimento de manchas, especialmente no rosto. Por isso, capriche nos protetores solares, tá legal? Inclusive, já falamos em nosso blog sobre como você deve escolher o melhor para você.

Outra dica bacana é cuidar da hidratação dos seios, que crescem na gestação. Invista em um bom hidratante, que pode ser aplicado até duas vezes ao dia. Porém, não utilize nenhum produto nos mamilos, isso pode prejudicar posteriormente a amamentação.

A mesma indicação serve também para a barriga, que também vai passar por transformações, que podem ser amenizadas com bastante hidratação.

Também é comum o surgimento de estrias, tanto na barriga quanto nos seios da futura mamãe. Por isso, fica aqui nossa sugestão: a Bio Oil tem produtos indicados para amenizar e combater o surgimento das estrias, e você os encontra com um precinho mais do que especial lá no Nosso Armazém.

Ah, os esmaltes também estão liberados durante a gestação, ok?

Ah, isso aqui você não pode fazer

Agora, preparamos uma listinha com o que toda mamãe precisa evitar durante a gestão – por isso, preste bem atenção:

  • Elimine o consumo de álcool e cigarro durante a gravidez;
  • Nada de carnes cruas, mal passadas, fígado ou queijos feitos com leite não pasteurizado – podem ser fontes de microorganismos que vão afetar o crescimento saudável do seu bebê;
  • Evite químicas capilares durante a gestação;
  • Tinturas no cabelo também devem ser deixadas de lado, ao menos durante o primeiro trimestre;
  • Não tome remédios sem o conhecimento de seu médico;
  • Deixe de lado as atividades físicas muito pesadas, pois podem colocar sua gestação em risco;
  • Diminua ou elimine o consumo de cafeína;

Hora de partir para o enxoval

Agora, você precisa fazer as primeiras comprinhas para receber bem o seu bebê, ao menos com os itens mais essenciais para que ele seja bem acolhido: esse é o enxoval.

No comecinho da gestação, é comum que a ansiedade esteja aflorada, mas fique tranquila: até ter certeza sobre o sexo do bebê, ou ainda a quantidade – vai que vem uma galerinha por aí – é bom se controlar.

O segundo e terceiro meses normalmente são dedicados aos cuidados com a mamãe: vale dar aquela passadinha no Nosso Armazém para garantir todos os seus cremes e protetores.

Daí em diante, você pode comprar itens como cômodas, berços, cadeirinhas de transporte e outras peças básicas, mas um pouco mais caras. Elas podem ser pagas de formas mais suaves, até a chegada da criança.

Só quando tiver certeza, comece a comprar roupas, sapatos e até mesmo fraldas. Embora sejam importantes, esses itens podem ficar para o último momento.

Agora trate de relaxar bem essas pernas, se hidrate bastante e conte para todo mundo essa novidade incrível em sua vida.

Aproveite o tempo livre para dar uma conferida em todo o conteúdo do nosso blog, tem muita coisa interessante por aqui. Esperamos que você tenha uma ótima gestação!