No poo e low poo, entenda as duas técnicas

Não é de hoje que conversamos sobre como os cabelos são responsáveis por traduzir não apenas o nosso estilo, mas nossas origens, nosso passado e nossa identidade. Cada vez mais, assumir nossos fios de forma natural traduzem o empoderamento de sermos quem realmente somos.

A transição capilar é um grande exemplo dessa transformação necessária dentro e fora da cabeça. Agora, chegou a hora de falar de novas maneiras de preservar e valorizar ainda mais a sua identidade, além de promover a saúde capilar.

Um pouquinho de história…

Há alguns anos, uma cabeleireira inglesa descobriu algo que revolucionou o cuidado com os seus cachos. Pode parecer estranho, mas em meio às buscas de deixá-los cada vez mais naturais ela percebeu que um produto que era unanimidade entre as pessoas podia não fazer tão bem assim… Sim, estamos falando do shampoo.

Lorraine Massey, a cabeleireira em questão, não estava satisfeita com os resultados dos produtos oferecidos no mercado para os seus cabelos e de suas clientes. Foi então que ela deu início a um processo de pesquisa para entender melhor os componentes dos shampoos que provavelmente agiam de maneira negativa em seus fios.

Foi então que ela descobriu que o sulfato encontrado nos shampoos tradicionais, o mesmo agente de limpeza dos detergentes de cozinha para remover a gordura da louça, possivelmente estava removendo a oleosidade natural dos cabelos, deixando-os ressecados e quebradiços.

Depois dessa constatação, ela decidiu eliminar o uso de produtos que contém sulfatos agressivos, substituindo-os por alternativas mais suaves e naturais. Bastaram 3 semanas sem shampoo e seus cabelos ficaram tão bonitos como nunca antes na vida.

A partir daí surgem os termos No Poo, que pode ser traduzido como ‘sem shampoo’ e o Low Poo, que significa ‘menos shampoo’. Bateu a curiosidade? Fica aí que a gente explica!

Mas, o que é Low Poo?

Para explicar essas transformações gradualmente, é melhor começar pelo método mais suave e menos radical. Como o próprio nome propõe, o Low Poo é um estilo de lavagem mais natural e menos agressiva.

O termo ‘Low’ pode ser traduzido do inglês como ‘pouco’, ‘menos’, e nesse contexto de higiene capilar tem como objetivo amenizar o impacto nocivo que algumas substâncias usadas tradicionalmente nos shampoos, como os sulfatos, têm sobre a estrutura capilar, particularmente sobre a oleosidade natural dos fios.

Os produtos utilizados neste método devem ser mais fracos, menos concentrados, mais suaves e mais leves que os shampoos tradicionais.

O conceito Low Poo foi inicialmente designado para definir uma técnica direcionada especialmente aos cabelos cacheados e crespos, por meio de sulfatos e outros ingredientes menos agressivos, que evitam o excesso de ressecamento e proporcionam um visual mais saudável, sem pontas secas e com cachos mais definidos.

No entanto, ele não é um método excludente e com o passar do tempo pessoas de cabelos ondulados e lisos também adotaram a técnica, com excelentes resultados. Afinal, quem não quer reduzir o uso de agentes químicos sintéticos em seus fios?

Como fazer?

Mais que uma maneira de lavar a cabeça, o Low Poo se trata de um movimento que requer mudança de mentalidade. Os shampoos tradicionais enchem nossos cabelos de espuma, o que faz a gente relacionar isso à eficiência do produto na limpeza. Não por acaso, ela é provocada exatamente por sulfatos mais agressivos, que danificam os fios, e essa espuma toda nada mais é que do que uma reação química.

Os shampoos Low Poo, com sulfatos menos agressivos e componentes mais suaves, provocam menos espumas, mas higienizam e removem impurezas do couro cabeludo tanto quanto os produtos tradicionais.

Outro fator relevante é o seu tipo de cabelo. Os cabelos cacheados e crespos sofrem mais com ressecamento, quebra e frizz, por isso, são os que percebem resultados melhores com produtos Low Poo, garantindo uma oleosidade saudável e regulada das raízes às pontas.  

Atenção!

A substituição dos shampoos tradicionais por Now Poo pode proporcionar bons resultados, mas não faz milagre. Para que os resultados sejam de fato excelentes, é preciso rever toda a sua rotina de higiene em relação aos cremes de pentear, condicionadores, máscaras de tratamento, entre outros, que podem neutralizar os benefícios proporcionados pelo Low Poo.

No Poo

Mais fácil de entender e mais radical na implementação, consiste em simplesmente parar de usar qualquer tipo de shampoo. Geralmente, aderem ao No Poo as pessoas que estão habituadas ao Lo Poo e querem se aprofundar ainda mais nessa rotina de cuidados naturais com os cabelos.

Ao eliminar completamente o shampoo da sua rotina, as pessoas que optam pelo No Poo passam a utilizar bálsamos limpantes, higienizadores capilares e outras misturas naturais e caseiras que limpam sem qualquer agente químico.

Como fazer?

Apesar de parecer mais simples, para aderir ao No Poo não basta apenas cortar o shampoo da sua rotina, é preciso que você utilize outros meios de higienização. Uma alternativa bastante eficiente é o Co-Wash, que utiliza o condicionador no lugar do shampoo.

Você já encontra condicionadores desenvolvidos especificamente para o Co-Wash, com aditivos de limpeza suaves, mas que garantem uma limpeza completa.

Atenção!

A variedade de tipos de cabelo é enorme e cada uma delas guarda consigo a sua própria beleza. Para descobri-la, é preciso calma e dedicação, para experimentar os diferentes produtos disponíveis e analisar os efeitos de cada um deles, até chegar no qual você considera ideal para deixar os seus cabelos naturalmente lindos!

O Nosso Armazém está contigo nessa jornada de transformação

Além dos produtos que a gente já indicou ao longo do texto, confira também mais opções para aderir ao Low Poo e ao No Poo:

Proporciona ultra hidratação para os cabelos e fortalece comprimento e pontas.

Deixa o fio sedoso, com formato definido e com menos frizz.

Nutre e hidrata para dar mais movimento e definição.

Uma nova forma de condicionar seus cabelos, sem uso de água e embalagem plástica.

Opção certa para adicionar mais definição aos cachos, hidrata intensamente e reduz o frizz.

Libera gradualmente seus ativos para prolongar a durabilidade e o efeito.

Low Poo e No Poo: transforme-se

Como já foi dito ao longo dessa leitura, procedimentos como o Low Poo e o No Poo envolvem também mudanças comportamentais. Exemplo disso é a alimentação. Alimentos gordurosos e industrializados costumam ser menos saudáveis e isso pode interferir também na sua pele e cabelos. Já uma alimentação mais balanceada pode ser fundamental para fornecer nutrientes que contribuem para a sua saúde, deixando as madeixas naturalmente com mais brilho, força e movimento.

Lembre-se também que ao aderir a esses modelos você também precisa rever a sua rotina de higiene capilar para adaptar os demais produtos a essa nova maneira de cuidar das madeixas.

Você gostou desse tipo de conteúdo? Não se esqueça de nos seguir no Facebook e no Instagram para ficar bem informada com as melhores dicas de beleza, saúde e bem-estar. Te esperamos por lá!