Umectação capilar, mais saúde e nutrição para seus fios

Mais do que estética, cuidar dos cabelos envolve questões relacionadas à autoestima,  identidade e empoderamento. Eles podem dizer muito mais sobre as pessoas do que imaginamos e, por isso, é preciso respeitar a história por trás de cada penteado.

Comprimentos, cores, estilos, tratamentos, por mais que você dedique uma atenção toda especial às suas madeixas, nem sempre é possível alcançar os resultados desejados. O excesso de procedimentos ou o uso de um produto de maneira equivocada podem atrapalhar os seus planos e algumas mudanças podem fazer toda a diferença.

Uma boa rotina de cuidados capilares ajuda bastante, mas se ainda assim aparecer alguns fios danificados ou ressecados, fique tranquila que a gente tem uma dica muito especial para recuperar a saúde dos seus fios. A umectação capilar.

Afinal, o que é a umectação capilar?

Você sente que seus cabelos estão precisando de nutrição e fortalecimento? A umectação capilar é uma técnica que tem por finalidade nutrir e fortalecer os fios por meio da aplicação de óleos vegetais e que pode ajudar você. O objetivo da umectação é exatamente repor os nutrientes que estão faltando no cabelo, devolvendo o seu brilho natural.

Esse procedimento pode beneficiar todos os tipos de cabelo, podendo inclusive, passar a fazer parte do seu cronograma de cuidado capilar para resultados mais expressivos.

Vale reforçar que, se o seu cabelo tende a ser mais oleoso, a umectação pode não fazer sentido. O óleo em excesso interfere no peso e na aparência do seu cabelo, deixando-o mais pesado e com aparência de sujo. Por isso, lembre-se: recorra à umectação se sentir que seus fios estão mais ressecados, sem brilho ou com bastante frizz.

Benefícios da umectação

O grande diferencial da umectação capilar é o de oferecer nutrientes que estejam faltando no cabelo. Basicamente, é um procedimento mais relacionado à nutrição do que com a hidratação. Confira a seguir outros benefícios importantes:

  1. Fortalecimento: a nutrição, resultado da umectação, deixa os fios mais fortes e saudáveis, reduzindo a queda de cabelos e as pontas duplas.
  2. Redução de quebra: a umectação é excelente no processo de combate ao ressecamento e a porosidade, contribuindo com a redução de cabelos quebradiços.
  3. Crescimento mais rápido: quanto mais saudável estiver seu cabelo, mais rápido ele cresce.
  4. Boa aparência: a aplicação do óleo deixa as cutículas dos fios mais seladas, ativando a hidratação e nutrição por mais tempo.

Como fazer?

Agora que você já sabe o que é a umectação capilar e quais os seus benefícios, chegou a hora de conhecer como fazer esse procedimento. A gente já disse lá no início que este é um procedimento à base de óleos, mas isso não significa que você pode sair aplicando o primeiro que encontrar por aí!

Conheça alguns óleos que poderão ajudar você nesse processo:

Óleo de coco: retém o óleo natural do cabelo e é especialmente eficiente em cabelos cacheados, por penetrar profundamente nos fios.

Óleo de argan: rico em vitaminas fundamentais para manter o cabelo bem nutrido.

Óleo de oliva: sim, aquele mesmo óleo que você usa na pizza pode te ajudar a combater o aspecto “queimado” de alguns fios.

Óleo de girassol: super nutritivo, contribui bastante para o brilho e a maciez, além de garantir uma camada protetora contra o sol e o cloro, tornando-o ideal para o verão, que está logo ali!

Óleo de rícino: também conhecido como óleo de mamona, ajuda muito com a limpeza e o crescimento dos fios. Ele também ajuda no combate às caspas.

A aplicação dos óleos vegetais pode ser realizada à noite ou antes do banho. Depois de escolher o óleo que melhor atende à sua necessidade, se liga nessas dicas na hora de aplicar:

  • Saiba dosar a quantidade de acordo com o volume de cabelo que for receber a aplicação. Nossa sugestão? Aplique aos poucos para não encharcar.
  • Separe os cabelos em mechas e, depois de aplicar o óleo, massageie o couro cabeludo ativando a circulação.
  • Cubra os fios com uma touca ou lenço e deixe por aproximadamente 30 minutos.
  • Ao término do tempo, lave o cabelo com xampu até remover o óleo dos fios.

Umectação noturna

Neste processo, as únicas diferenças são o cuidado redobrado com o excesso e a adoção de uma boa touca para evitar o contato do cabelo com os tecidos do pijama ou da roupa de cama.

Com que frequência posso fazer a umectação?

Não existe uma regra fixa para isso. Geralmente, 3 vezes ao mês (a cada 10 dias) é uma boa frequência para quem busca resultados mais efetivos. No entanto, vale observar como o seu cabelo reage e adequar a frequência à sua necessidade.

Pesquisou por aí e se deparou com o método U.C.P.E? A gente explica para você!

Quando usado em excesso, o xampu pode interferir de maneira negativa na nutrição capilar, além de poder retirar todos os nutrientes do óleo vegetal. Por isso, o método U.C.P.E consiste em remover o óleo da umectação usando apenas o condicionador. Confira as etapas do método:

U – Umectar

Etapa que a gente explicou até aqui, de aplicar o óleo de sua escolha e deixar agir.

C – Condicionar

Depois de aplicar e deixar agir, antes de remover o óleo, aplique condicionador aos fios, massageando-os da raiz às pontas.

P – Pausar

Deixe o condicionador agir por 20 ou 30 minutos.

E – Enxaguar

É hora de tirar tudo isso da cabeça certificando-se que de fato removeu todo o produto.

Pronto, agora que você está preparada para incluir o processo de umectação capilar às suas rotinas de cuidados, corra pro nosso site e confira uma série de produtos à base de óleo que certamente irão ajudar você com o cuidado dos seus cabelos.

Visite também nossas páginas no Instagram e no Facebook!

Mas lembre-se, se ainda assim você perceber que continua com os cabelos, secos, danificados e quebradiços, procure um dermatologista de sua confiança.