12 dicas para lavar suas roupas

Tem coisa mais gostosa do que pegar a roupa do varal e estar cheirosinha? Uma das grandes dificuldades da vida adulta é acertar na hora de lavar as roupas, seja na máquina, no tanquinho ou na mão. Então, se liga nas dicas para lavar roupa que a gente trouxe para você e mude essa realidade.

Você já se perguntou por que mesmo colocando um monte de sabão e amaciante na máquina, ainda assim as roupas acabam não ficando iguais às de sua avó ou mãe?

Se você já é dona de casa há bastante tempo ou iniciou a vida adulta agora, veio ao lugar certo! As dicas abaixo irão te ajudar a melhorar essas habilidades. Confira agora 12 dicas para lavar roupas:

1 – Hora de separar as roupas!

Uma das primeiras dicas para lavar roupas é: separe! Se você lavar tudo junto, pode danificar alguma das peças por estarem em níveis de sujeira diferentes ou por serem feitas de materiais diferentes, por exemplo. Por isso, o mais indicado é que a separação seja feita da seguinte maneira:

  • Brancas e claras;
  • Coloridas;
  • Pretas e escuras;
  • Roupa íntima ou delicada;
  • Separe também as roupas das toalhas de banho e roupas de cama;
  • Tipos de tecido;
  • Níveis de sujeira.

2 – Dosagem dos produtos

A impressão que temos é que quanto mais produto colocamos, mais limpinhas e cheirosas as roupas irão sair da máquina de lavar, certo? Mas não é bem assim. O excesso de produtos pode danificar e diminuir a vida útil das suas peças, assim como também da sua lavadora.

Portanto, sempre consulte a embalagem dos produtos, assim como a etiqueta das roupas. Algumas peças, por exemplo, não podem entrar em contato com alvejantes.

Algumas máquinas ou tanquinhos não possuem um compartimento próprio para receber o sabão e o amaciante. Nesses casos, você deve diluir o produto na água, para não jogar diretamente nas roupas. Isso ajuda a evitar manchas e a economizar o produto.

Pensando na praticidade e na economia, sem abrir mão da qualidade, aproveite a oportunidade para conhecer o UM SmartClean, ele pode entrar na sua lavanderia como detergente lava-roupas, removedor de manchas, amaciante, alvejante sem cloro, limpa tênis e chinelos sintéticos.

3 – Seleção do ciclo e nível de água

Depois de separar as suas roupas por cor, tipo de tecido, sujeira, etc., é a hora de selecionar o ciclo mais adequado para as peças que você está lavando, assim como também estabelecer o nível da água.

Algumas roupas precisam ser lavadas em ciclos mais suaves, como é o caso das roupas íntimas, para não danificar o tecido. Por isso, antes de colocar a sua roupa para lavar, consulte a etiqueta, para saber as restrições.

4 – Remoção de manchas

Uma das dicas para lavar roupas mais procuradas é como remover as manchas. Primeiro você precisa identificar que tipo de sujeira estamos tentando eliminar e qual o tipo de roupa.

Por exemplo, o modo de eliminar manchas de molho de tomate pode não ser o mesmo da mancha de suor em uma roupa branca.

Existem produtos específicos para auxiliar a limpeza nesses casos, mas assim como nas dicas anteriores, é muito importante que você leia a etiqueta da sua roupa, para saber as limitações do tecido.

Outro truque que pode ajudar a remover manchas é fazer uma pré-lavagem na roupa manchada, antes de juntar com as demais. Algumas máquinas mais modernas já possuem essa função.

5 – “E o sol quarando nossas roupas no varal”

Você já deve ter ouvido a sua avó usar o termo quarar as roupas, igual na música Anunciação, de Alceu Valença. Trata-se de um truque antigo e muito tradicional, que ajuda a deixar as roupas mais branquinhas e remover manchas com menos esforço.

A prática consiste em, depois de esfregar as roupas, geralmente na mão ou no tanquinho, deixar as roupas de molho com sabão (indicado nesse caso usar o sabão de coco), só que estendidas no varal, ao sol.

O calor do sol irá potencializar a ação do sabão sobre as manchinhas, fazendo com que elas sejam eliminadas com mais facilidade. Mas atenção: deixe as roupas estendidas por, no máximo, duas horas no varal ou na bacia com água mesmo. A ideia é que a roupa não seque, apenas tenha o auxílio do sol junto ao sabão.

6 – Cama e banho

Não lave suas toalhas de banho e nem as roupas de cama junto com as demais roupas. É importante separar, pois o tecido delas, enquanto estiver em ciclo com outros diferentes, pode desgastar pelo atrito entre eles dentro da máquina.

Além disso, algumas toalhas não podem receber amaciante na lavagem. Isso danificaria também essa peça. Uma alternativa interessante e efetiva é lavar as toalhas e roupas de cama com vinagre branco, tanto o de álcool quanto de maça. Ele deixa as suas toalhas macias e não deixa cheiro. A medida é simples, uma xícara de vinagre para cada lavadora cheia.

7 – Eliminando o cheiro de suor das roupas

A primeira dica, lá em cima, de separar as roupas, também serve para aquelas peças que você não consegue eliminar o cheiro de suor, por exemplo, roupas esportivas.

Nesse caso, se aplicam também as dicas da pré-lavagem e de quarar as roupas no sol. Procure produtos específicos para o tipo de tecido que você está lavando, pois alguns têm maior facilidade para impregnar o suor.

Outra dica preciosa é diluir uma pequena quantidade de Lysoform em água e espirrar nas mangas da blusa antes de lavar. Você irá se surpreender com o resultado.

8 – Produtos alternativos: usar ou não usar?

A internet popularizou diversos truques para usar quando o assunto são as dicas para lavar roupas, por exemplo:

  • Vinagre branco: que é indicado para muitas situações, como substituir o amaciante para lavar as toalhas de banho;
  • Sal ou bicarbonato diluído na água: dica para auxiliar a tirar o cheiro de suor das roupas.

Mas cuidado, é preciso se atentar, pois se misturar esses produtos caseiros com outros elementos da rotina de lavar roupa, pode ocorrer reação química e não só ter o efeito contrário e danificar a roupa, como também ser perigoso para a saúde. Antes de testar qualquer dica alternativa, pesquise bastante, ok?

Como foi dito anteriormente e que muitos não conhecem, mas também se encaixa dentre as dicas para lavar roupas é o uso do Lysoform. Isso mesmo, sabe aquele produto que você usa para limpar azulejos, pias, bancadas, etc.? Ele também pode ser usado como aliado aqui.

Ele é um desinfetante, ou seja, especialista em matar bactérias, germes e fungos, que podem ser os causadores de mau odor nas roupas. Coloque uma quantidade pequena do Lysoform, diluído em água, na máquina e deixe de molho antes de iniciar o ciclo. Pronto. Suas roupas protegidas.

9 – Cuidados com a roupa íntima

É muito importante o cuidado também com as roupas mais delicadas. Além de separar das demais, utilize saquinhos próprios para proteger essas peças.

10 – E depois que a máquina parou?

Não basta ter todo esse cuidado que conversamos até o momento, se você colocar a roupa pra lavar e esquecer ela na máquina depois que finalizar. Além de elas ficarem todas amassadas, a umidade pode fazer proliferar fungos e deixar as roupas com cheiro ruim.

Portanto, assim que sua lavadora encerrar a lavagem, já estenda as roupas no varal, em local bem arejado.

11 – Nem toda roupa pode ser lavada na máquina!

Esse tópico é muito importante! Nem toda roupa pode ser lavada em máquina. Alguns tecidos precisam ser lavados à mão, para não danificar suas fibras e conservar a peça. Consulte a etiqueta.

12 – Cuidados com a sua lavadora

Manter a sua máquina conservada, fazendo a limpeza adequada e manutenção preventiva do filtro também irão ajudar a conservar a vida útil das suas roupas.

Gostou dessas dicas? Compartilhe com aquela amiga que você sabe que sempre deixa uma peça vermelha no meio das roupas brancas. Siga a nossa página no facebook e no instagram para ficar sempre por dentro das novidades em nosso blog.