Estamos há bastante tempo dentro de nossas casas, por conta da pandemia do novo coronavírus. Ainda que seja necessário sair para atividades emergenciais e a lugares essenciais, muito de nossas rotinas foi alterado.

Em tempos assim, manter os cuidados com a beleza tem sido mais complicado.

E você, sabe quais cuidados deve ter com a pele durante a pandemia?

Vem com a gente que te contamos tudo que você precisa saber!

Alguns hábitos nunca mudam

Antes de mais nada, vale dizer que não muda muita coisa do que você já fazia antes da pandemia. Se você costumava utilizar algum tipo de produto, especialmente sob recomendação profissional de uma dermatologista, não interrompa seu tratamento.

Utilizar produtos diferentes pode causar irritações em sua pele – as dermatites – além de outras complicações, como surgimento de acnes.

Também é fundamental continuar investindo na proteção da pele com o uso de protetores solares – com um FPS mínimo de 30.

Não pense você que mesmo em dias mais frios ou chuvosos tem que deixar esse cuidado de lado – mesmo no inverno o seu uso permanece absolutamente igual.

Portanto, escolha um protetor solar que respeite as características naturais da sua pele e evite exposição aos horários de maior incidência solar.

Outras dicas valiosas? Vale apostar em um sabonete próprio para o rosto, no uso de um tônico e sem deixar de lado a boa e velha hidratação – que vale para o corpo todo.

Muito álcool em gel exige cuidados

Agora, o uso constante de álcool em gel, ou mesmo de sabonete para a higienização das mãos acaba eliminando parte da proteção natural da pele.

Essa barreira protege a derme de diversos tipos de agressões, irritações e alergias, que resultam em dermatites – bastante comuns nesse período.

O ressecamento, causado em especial pelo uso do álcool, pode ser combatido com o uso de um bom hidratante. Um profissional pode recomendar o produto ideal, baseando-se em seu tipo de pele e em todos os benefícios que o hidratante vai lhe oferecer.

Aqueles produtos que misturam álcool em gel com hidratantes são mais amenos, mas ainda assim contribuem com o ressecamento.

Por tudo isso, dê preferência a lavar as mãos com água e sabão – preferencialmente líquido. Além de proporcionar uma higienização mais completa e segura, as agressões à sua pele serão bem menores.

Acompanhamento profissional: sempre necessário

Com pandemia, ou sem, é sempre recomendado buscar o auxílio de um profissional em detrimento de tratamentos por conta própria.

Existem diversos perfis em redes sociais de pessoas sem preparo algum indicando produtos que exigem conhecimento profissional. Portanto, tome muito cuidado com as dicas que você vê em seu feed – elas podem trazer efeitos contrários aos esperados.

Utilizar cremes errados, por exemplo, pode piorar algum problema como excesso de oleosidade, ou causar irritações e complicações mais graves.

Durante esse período, vale se consultar até por videoconferência, modalidade que muitos profissionais têm aderido. O importante é procurar quem entende do assunto.

Saúde em dia é igual a pele bonita

Por último, mas não menos importante, não podemos deixar de falar sobre os reflexos que a sua saúde oferece à pele.

A alimentação é um fator que influencia diretamente o estado geral da sua pele. Por isso, trate de cuidar muito bem de suas refeições, o que garante um funcionamento adequado do seu organismo, e uma pele bonita e vistosa.

Além de balancear e variar bastante os alimentos, dê preferência sempre por pratos bastante coloridos e cheios de cascas: são recomendações quase unanimes entre os profissionais da área.

Vale apostar em frutas, verduras e legumes. Tudo natural e fresco.

Por outro lado, tente eliminar de sua vida os industrializados, alimentos com sódio e bebidas alcoólicas, que prejudicam seu corpo como um todo.

E não deixe de cuidar de seu psicológico: doenças como a ansiedade, bastante presentes nesse período de pandemia, apresentam sintomas diretamente na pele. Dermatites são um dos principais problemas a se manifestarem quando doenças de cunho mental se instalam em nós.

Fique atento aos sintomas, e com a menor desconfiança de que algo não vai bem, procure ajuda médica imediatamente. Sua saúde agradece, sempre!

E aí, o que achou dessas dicas? Que tal começar a se cuidar melhor, mesmo que seja dentro de casa?

Você pode continuar de olho em nosso blog, onde ainda vai surgir muito mais dica bacana, sempre pensando no seu bem estar.

Além disso, sinta-se à vontade para visitar o Nosso Armazém e conferir nossos produtos, disponíveis para entrega em todo estado de São Paulo com um precinho pra lá de especial!