Lavar os cabelos é um momento para relaxar no banho. No entanto, mais do que isso, essa é a hora de retirar toda a sujeira e as impurezas dos seus fios.

Só que você sabia que existem alguns procedimentos a serem realizados para que todos os benefícios do shampoo sejam sentidos pelos seus cabelos?

Pois é. E nós vamos te passar algumas dicas agora para que você consiga aproveitar ao máximo o que seu shampoo tem a oferecer.

Qual é a função de um shampoo?

Os shampoos foram criados para oferecer duas frentes de ação: limpar o cabelo e couro cabeludo de toda a sujeira e gordura e proporcionar sensação de suavidade e maciez aos fios.

Outra função do shampoo, que é consequência das demais, é o fato de que ele prepara os cabelos para o recebimento de outros tratamentos capilares – isso porque os procedimentos só funcionam, de fato, em cabelos limpos.

Eles são compostos, em sua maioria, por ingredientes conhecidos como surfactantes, ou propriedades tensoativas. Se trata de moléculas com ação detergente, que tem a função de interagir com água e também com outras moléculas não solúveis em água – óleos, gorduras, etc.

Existem 5 tipos diferente de shampoo, dos quais já falamos anteriormente em nosso blog. Cada um tem suas particularidades, e proporciona resultados melhores em condições diferentes.

Rotina de cuidados: como usar o shampoo

Você sabe qual é a maneira correta de usar seu shampoo? Se a sua resposta foi algo como “bom, é só colocar na cabeça e esfregar”, então nós temos más notícias para você…

Na verdade, o principal cuidado ao utilizar um shampoo é proporcionar seu contato direto com o couro cabeludo, que é quem dá origem à boa parte da sujeira e oleosidade que está presente ao longo dos cabelos.

Quem precisa agir mais nas pontas e menos nas raízes capilares é o seu condicionador, ok?

Outro cuidado bastante importante está na hora de secar os seus fios: evite usar a toalha.

Esfregar os cabelos pode ser muito prejudicial, contribuindo significativamente para que a queda de cabelos, natural do ser humano, se acentue.

Existem ainda alguns produtos que devem ser usados sem enxague, e que no fim, contribuem para o fortalecimento e saúde de suas madeixas.

Ah, mas ainda tem muitas etapas para as quais você precisa dar atenção…

Um shampoo certo para cada tipo de cabelo

Escolher o tipo certo de shampoo para o seu tipo de cabelo é uma das mais importantes. Uma escolha mal feita, e você pode acabar complicando ou piorando algum problema já existente.

Portanto, é bom escolher o produto correto para suas madeixas. Dá uma olhada em qual tipo de shampoo você deve usar, de acordo com o seu tipo de cabelo:

  • Cabelos oleosos: shampoos para cabelos oleosos, ou shampoo detox, antirresíduos ou micelar;
  • Cabelos ressecados: shampoos mais leitosos e hidratantes, ou opções sem sulfato e micelares;
  • Cabelos danificados (ou com química/tintura): shampoos reconstrutores com queratina;
  • Cabelos lisos e ondulados: shampoos micelares ou hidratantes;
  • Cabelos cacheados e crespos: shampoos nutritivos e sem sulfato.

Quanto usar?

Há também a quantidade correta de produto para usar no cabelo, toda vez que for realizar uma lavagem.

Normalmente, a quantia indicada para as mulheres é de cerca de 10ml, o equivalente a duas colheres de chá, ou aproximadamente o tamanho de uma moeda de R$1.

No entanto, há alguns casos onde a quantidade pode ser diferente. Para isso, você precisa se atentar a:

  • Quanto mais compridos os cabelos, mais shampoo será preciso;
  • Cabelos cacheados e ondulados precisam de mais produto para formar espuma;
  • Fios grossos também pedem mais shampoo;
  • Quanto mais tempo houver entre uma lavagem e outra, mais sujeira acumulada – e mais shampoo será preciso para realizar sua limpeza.

Como saber se a está usando a medida correta de shampoo para os seus cabelos? Se for criada uma espuma densa nos cabelos úmidos, fornecendo cobertura total, você está fazendo certo.

Utilizar quantias muito pequenas de shampoo pode deixar resíduos nos fios, que podem proporcionar lesões e feridas ao couro cabeludo. Além de proporcionar um aspecto sujo, que não é nada agradável.

Algumas dicas extras

Quer mais alguns conselhos do que fazer para conseguir os melhores resultados na hora de lavar os cabelos? Dá uma olhada nessas dicas:

  • Lave seus cabelos sempre com água morna – nem fria, nem quente demais;
  • Deixe o shampoo agir por um período entre 30 segundos e um minuto nos fios;
  • Para quem tem cabelos muito compridos, vale espalhar o produto da raiz até as pontas, para aumentar a cobertura;
  • Cabelos muito oleosos podem ser enxaguados duas vezes.

Deu vontade de sair correndo lavar os cabelos, né? Não precisa ter pressa: primeiro, dá uma passadinha no Nosso Armazém, para pesquisar os melhores produtos capilares, para você e toda sua família.

E não deixa de voltar aqui para continuar conferindo as dicas que postamos em nosso blog. Sempre vai ter alguma informação importante para você se cuidar melhor!