Estamos vivendo tempos difíceis, por conta do Coronavírus e do isolamento social que temos que manter para evitar a contaminação.
Um dos cuidados mais indicados pelas autoridades responsáveis é fazer a higienização constante das mãos com o uso de álcool em gel.
Mas como bem sabemos, o uso constante desse produto não é muito benéfico para a saúde e beleza.
Por isso, decidimos separar algumas dicas para que você mantenha alguns cuidados com a pele mesmo durante esse período de quarentena.
Então vem conferir esse artigo conosco enquanto você está em sua casa cuidando de sua saúde!
Álcool em gel: bom para a saúde e ruim para a pele
Diversos órgãos de saúde têm recomendado o uso constante de álcool em gel para higienizar as mãos e evitar o contágio ou a transmissão do Covid-19, mais conhecido como Coronavírus.
Essa recomendação, inclusive, deveria ser feita com mais frequência, uma vez que esse produto é um excelente vermicida, bactericida e fungicida – desde que preparado a 70%.
Dessa forma, ele atua eliminando agentes transmissores de diversas doenças contagiosas, como é o caso do Coronavírus.
No entanto, por ser um solvente muito forte, o álcool pode causar impactos negativos na pele, especialmente quando usado com frequência. Isso acontece porque ele remove os lipídios naturais, responsáveis pela hidratação e proteção da pele, deixando-a ressecada.
Dessa forma, além de ressecamento, a pele pode apresentar rachaduras, vermelhidão e até alguns tipos de inflamações (dermatites) mais graves.
Por isso, é preciso procurar tomar algumas medidas para que os cuidados com a saúde não acabem se tornando outros tipos de complicações.
Opções para o uso do álcool em gel
Existem algumas alternativas para quem deseja se manter protegido com relação ao vírus e ainda assim não querem sofrer os prejuízos que o álcool traz.
Uma dessas opções é o uso de álcool creme hidratante, que é um produto que une a eficácia do gel 70% com com cremes hidratantes. Dessa forma, são eliminados os germes e bactérias, e a produção de lipídios que são necessários para proteção da pele se mantém equilibrada.
Outra alternativa, amplamente indicada pelos especialistas, é o uso de água e sabão para manter as mãos bem higienizadas.
Embora isso tenha levado muitas pessoas a procurarem por sabonetes antibactericidas, vale lembrar que qualquer tipo de sabonete é igualmente eficaz para a limpeza e eliminação de bactérias e germes.
Para tanto, basta lavar as mãos por ao menos 20 segundos diversas vezes durante o dia – especialmente após espirros, e depois de tocar superfícies que possam estar contaminadas.
Cuidados com a pele: mantenha a hidratação em dia
Se for optar pelo uso do álcool em gel, já sabemos que há um problema a ser combatido para que os cuidados com a pele sejam mantidos: precisamos nos preocupar em manter a hidratação em dia.
Dessa forma, o ideal é que você use um hidratante especialmente desenvolvido para as mãos ao menos três vezes durante o dia.
Vale também a seguinte dica: deixe o frasco de hidratante próximo ao de álcool em gel, assim, toda vez que for higienizar as mãos, vai se lembrar de mantê-las igualmente hidratadas. Isso mesmo: pode passar o hidratante nas mãos logo após aplicar o produto para matar os germes – seu efeito não será alterado.
Além disso, outra dica é se manter devidamente hidratado tomando bastante água durante o dia. Essa dica é fundamental, inclusive, para manter o seu organismo mais forte e resistente, e um corpo bem hidratado reflete uma pele saudável.
Inclusive, por conta do isolamento social e constante medo dessa doença, é comum que estejamos enfrentando períodos de estresse, que fazem com que o corpo se desidrate mais do que o natural.
Essa perda natural da proteção da pele leva a pele a sofrer com a disidrose, que é um problema que leva a descamação da pele, o que tende a piorar ainda mais com o uso constante do álcool em gel.
Evite soluções caseiras
Por mais que a necessidade por cuidados seja muito grande, especialmente em tempos de contágio como o do Coronavírus, é preciso tomar cuidado. Em momentos assim começam a surgir diversas receitas caseiras que prometem ser milagrosas – mas que devem ser observadas com muita atenção, especialmente graças à internet.
Procure evitar essas receitas divulgadas em redes sociais e mesmo produtos de procedência caseira ou duvidosa. Além de não terem a devida autorização e permissão para manipulação desses produtos, muitas vezes faltam também o conhecimento necessário. Assim, receitas que tinham por objetivo ajudar, podem se tornar grandes problemas.
Além de utilizarem produtos que podem fazer mal à sua saúde, podem não cumprir sequer o básico esperado, que é a higienização adequada.
Sendo assim, dê preferência total pelas versões industrializadas, de preferência, pertencentes à marcas conhecidas.
Agora que você já está por dentro do que fazer para cuidar da sua saúde e ainda assim manter em dia os cuidados com a pele durante a quarentena, pode contar com mais uma ajudinha aqui do Nosso Armazem: vem dar uma olhada em nossas opções de hidratantes e demais cuidados com a pele disponíveis para te auxiliar durante esse período.
É fundamental manter todos os cuidados para que essa epidemia se torne logo coisa do passado. No entanto, também precisamos cuidar e outros aspectos de nossa saúde, e nos manter bem com nós mesmos.
Então se cuidem, e continuem de olho aqui em nosso conteúdo, pensado especialmente em você!