Por mais que nossas atenções estejam completamente voltadas para a epidemia do novo Coronavírus, o que é necessário, precisamos tomar cuidado com outro problema de saúde que atinge a população brasileira.

Como em todo ano, em 2020 estamos passando por uma grande onda de dengue – que, na verdade, parece ser até maior do que a vista em anos anteriores.

Pensando nisso, decidimos reforçar a importância de se manter alerta sobre esse grande problema, que ainda faz vítimas Brasil a fora. E mais do que isso: como um dos principais propósitos do Nosso Armazem é cuidar da sua saúde e bem-estar, vamos falar um pouco sobre os repelentes, importantes aliados contra essa doença.

Vem conferir agora quais cuidados você precisa manter aí na sua casa, mesmo em quarentena, para evitar que haja mais motivos para preocupações em nossas vidas.

O que é a Dengue?

Crédito da imagem: PixaBay

A dengue é uma doença infecciosa, cuja causa é um vírus que é transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypti. O contágio acontece após a fêmea do mosquito picar uma pessoa doente, e depois outra pessoa – que passa a ter a doença também.

Existem quatro diferentes tipos de dengue, e seus principais sintomas são:

  • Febre acima de 38,5˚ C;
  • Dor de cabeça, nas articulações e muscular intensas;
  • Dor ao movimentar os olhos;
  • Mal-estar;
  • Falta de apetite;
  • Enjoo e vômitos;
  • Manchas vermelhas no corpo.

No caso de dor intensa na barriga, sangramentos, vômitos e pressão baixa, a doença pode se agravar para a chamada “dengue hemorrágica”, ou dengue grave. Esse é o tipo mais forte da doença, que pode levar o paciente à morte em casos mais agudos.

O mosquito da dengue se prolifera facilmente, especialmente durante as épocas quentes do ano – como a que estamos vivendo agora.

Por conta disso, vale a pena intensificar os cuidados com essa pequena ameaça.

A Dengue no Brasil

Segundo os dados oficiais divulgados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em 2020 o país vai enfrentar um grande surto de dengue, que pode ser o maior dos últimos anos.

Até o dia 21 de março foram confirmados 441,22 mil casos da doença no país todo. Esse número é bem superior aos 273,19 mil apresentados no mesmo período de 2019.

Vale ressaltar que já foram notificadas 120 mortes pela dengue, além de outras 188 ainda esperando resultados laboratoriais.

Os números são bem assustadores, e levam os especialistas a imaginar se os valores dos anos passados serão ultrapassados – em 2019, foram 1,54 milhão de casos durante o ano.

Esses números podem sofrer alterações pelo fato de todos os esforços dos órgãos e autoridades de saúde estarem voltados para o combate ao Covid-19. Ou seja, mais do que nunca, é fundamental que cada um e nós faça a sua parte para combater o mosquito e manter mais esse grande problema afastado.

Como evitar a dengue?

Créditos da imagem: Grupo Hídrica

Como apontam especialistas do segmento, 8 entre cada 10 criadouros de mosquitos da dengue se encontram dentro de nossas casas.

Aproveitando que estamos confinados por conta da quarentena, é ideal dedicar um bom tempo para verificar e eliminar qualquer dessas possibilidades aí em sua casa.

Abaixo, separamos uma lista de alguns cuidados que você pode seguir para ajudar a evitar a dengue e sua proliferação:

  • Evite o acúmulo de água

O mosquito da dengue gosta de água limpa para botar seus ovos, ao contrário do que pode parecer. Por isso, evite focos de acúmulo de água, como pneus, garrafas, copos, latinhas e demais objetos que podem servir de criadouros para o Aedes Aegypti.

Se você tem animais em casa, troque a água com grande frequência – e sempre limpe o recipiente nestas trocas.

  • Vasos nos pratos de areia

essa dica vale para quem tem plantas e não vai deixar de regá-las: preencha os pratos com areia. Assim, a água que escorre não fica disponível para o mosquito se reproduzir e botar seus ovos.

  • Telas nas janelas

Essa medida pode contribuir para que o mosquito não adentre sua casa, e assim, possa vir a contagiar você ou sua família – caso o criadouro não esteja dentro de casa.

  • Desinfete constantemente os ralos

Outro lugar que gera o acúmulo de água, os ralos podem ser foco de surgimento do mosquito. Vale atenção especial para ralos onde não há muita movimentação: a dica, é utilizar desinfetante, que é ideal para matar as larvas.

  • Cuidado com o lixo

Vale a pena ter cuidado com o descarte do lixo – de forma alguma, deixe de depositar os restos em locais que não sejam os adequados. Nada de jogar lixos em ruas, rios, riachos e etc.

  • Cuidado com piscinas e calhas

Tem uma piscina na sua casa? Lembre-se de manter a limpeza sempre em dia para evitar que as larvas do mosquito cresçam ali.

Vale a mesma dica para as calhas, que podem acumular água após uma chuva.

Além dessas dicas, você ainda pode recorrer ao uso de inseticidas para matar o mosquito. Vale sempre optar pelos produtos produzidos à base de água, que são menos agressivos para o ser humano – especialmente crianças, idosos e pessoas de saúde mais frágil.

O uso do repelente para evitar a dengue

Nesse cenário, os repelentes de insetos surgem como mais um poderoso aliado para evitar a dengue. Embora não existam ainda produtos efetivos contra a maioria dos insetos, boa parte dos repelentes oferecidos no mercado são bem eficientes para manter distante o mosquito Aedes aegypti.

Os repelentes funcionam afastando os mosquitos e outros insetos por conta do seu odor exalado após um tempo evaporando na pele.

Vale utilizar o produto sempre que se expor à regiões onde há alta incidência do mosquito, como regiões de matas, próximas à rios e lagos, ou cidades onde o número de contágios é bem grande.

É fundamental que pessoas contaminadas utilizem o repelente para evitar que mosquitos o piquem e assim continuem a contaminar mais pessoas.

Outro cuidado importante é na hora de utilizar o produto: vale conferir o rótulo e as instruções de uso, para que ele seja aplicado corretamente. Existem versões em spray ou pomada, e cada uma tem suas próprias particularidades, como aplicação em crianças, grávidas, etc.

Se você deseja contar com esse tipo de proteção em você e sua família, vale a pena dar uma conferida nas opções oferecidas pelo Nosso Armazem. Com diversos modelos disponíveis, escolha um que melhor se adequa às suas necessidades e conte com a praticidade de receber diretamente no conforto de sua casa.

Portanto, não deixe de dar a atenção que esse problema merece, e faça a sua parte para ajudar a evitar a dengue. Se cada um e nós fizer a sua parte, juntos, vamos vencer mais essa batalha!