creme dental infantil

Os pais de primeira viagem sempre ficam um pouco perdidos quando o assunto é higiene do bebê. São muitos cuidados necessários para zelar a saúde desse novo ser da família. Quando o bebe cresce e começa a aprender como fazer os próprios cuidados higiênicos é preciso incentivar uma das coisas mais importantes, a higiene bucal. Um hábito que precisa ser  inserido muito cedo, ainda quando bebê com o uso da dedeira.

Após um certo tempo, os pais apresentam outras ferramentas de higiene à criança, como a escova de dente, o fio e, claro, o creme dental. Mas a partir de qual idade o pequeno já pode usar este produto?

Vamos entender um pouco mais sobre o assunto

O creme dental tem o papel de prevenir o sorriso de todas as doenças causadas pelo acúmulo da placa bacteriana. Portanto, assim que surgirem os primeiros dentes de leite, que acontece por volta dos seis meses de idade, os pais já podem implementar o produto na higiene do seu filho.

Antigamente havia o temor de que o creme dental engolido pelos bebês levasse à fluorose, que provoca manchas brancas nos dentes permanentes, antes mesmo de sua formação. A preocupação era ainda maior, considerando-se que a água corrente que sai de nossas torneiras também já vem com uma certa quantidade de flúor. Por isso, os pais devem ficar atentos à concentração de flúor no creme dental infantil escolhido, à quantidade aplicada na escova ou na dedeira e se responsabilizar pela escovação dos filhos, principalmente dos menores.

Para evitar qualquer tipo de problema com a escolha da pasta, e do momento certo para iniciar o uso da escova e do creme dental para fazer a higiene bucal, é fundamental que os pais levem os filhos à odontopediatra assim que nasce o primeiro dente. Um bebê que já tem cinco dentes, mas não tem contato com o açúcar, pode demandar uma frequência e uma maneira de escovação diferente de outro, com apenas um e que come biscoitos diariamente. Depois, na maior parte dos casos, as visitas ao consultório podem continuar acontecendo a cada seis meses.

Como escolher o creme dental infantil?

Os bebês podem usar pastas de dente comuns desde o início da dentição, mas, de volta às prateleiras do supermercado, qual produto escolher, diante de tantas opções? Os pais devem ler o rótulo e procurar por produtos que tenham uma concentração de flúor entre 1100 e 1450 ppm (partes por milhão).

No creme dental infantil, o que muda é o sabor, geralmente mais atraente para esse público, mas a eficiência é a mesma. Nesses casos, se tiver concentração inferior a 500 ppm, não protege das cáries.

Enquanto a criança ainda não tem os dentes molares (os do fundo), a limpeza pode ser feita com uma dedeira ou gaze. Depois disso, o uso da escova de dentes torna-se obrigatório. Para escolher, basta seguir a indicação de idade especificada na embalagem.

Quantas vezes e quanto de creme dental colocar?

Em geral, o ideal é escovar pelo menos de manhã e à noite para os menores de 2 anos. Mesmo que você não consiga supervisionar as outras limpezas do dia, garanta que a última, antes do seu filho ir para a cama, seja bem feita, de preferência por você. Comer somente nos horários certos também ajuda na prevenção da cárie.

Uma das funções da saliva é limpar os restos alimentares e micro-organismos que favorecem a infecção por cáries. Comer a toda hora, principalmente alimentos que contenham açúcar, sobrecarrega esse mecanismo, que acaba não dando conta do recado. Sem contar, é claro, os outros problemas associados a esse comportamento, como a obesidade.

Os pais também devem ficar atentos à quantidade de creme dental infantil usada em cada escovação. Isso também pode ser alterado de acordo com a orientação profissional.

A princípio, a recomendação para as crianças de até 2 anos é uma quantidade que equivale ao tamanho de um grão de arroz cru. Depois disso, os pais podem aumentar gradativamente, até o tamanho de um grão de ervilha para os maiores.  

Qual é a importância do flúor para a saúde bucal?

O flúor possui um papel muito importante na saúde bucal, já que é um grande fortalecedor dos dentes.

Muitos problemas bucais aparecem quando acontece a descalcificação, o que destrói o elemento dentário. As cáries, por exemplo, acontecem quando as bactérias, naturalmente presentes nos dentes, começam a metabolizar o açúcar dos restos alimentares, liberando ácidos que provocam essa desmineralização.

O creme dental infantil com flúor possui a capacidade de deixar os dentes menos susceptíveis a estes ácidos.

Conclusão

Cuidar da saúde bucal é uma prática que precisa começar cedo e uma responsabilidade dos pais iniciar essa prática, mas assim que a criança completar 6 meses e surgir os primeiros dentes, a recomendação é procurar a orientação de um profissional. No site do Nosso Armazém temos várias opções de creme dental infantil, inclusive com sabor de menta e temáticos.

Você gostou desse tipo de conteúdo? Não se esqueça de nos seguir no Facebook e no Instagram para ficar bem informada com as melhores dicas de beleza, saúde e bem-estar. Te esperamos por lá!