Quem é dono de pet, especialmente de cães, sabe que dar banho no cachorro faz parte da rotina de higiene para deixar seu amigo cheiroso e bem cuidado. Através dele é possível remover sujeiras, cheirinhos desagradáveis, pelos soltos e até mesmo desfazer nós que comprometem a pelagem do seu bichinho.
Mas, apesar de benéfico, nem sempre é possível levar o seu amigo para um banho no petshop, não é mesmo? Por isso, criamos estes 7 passos que irão te ajudar a dar um banho com a dedicação e carinho que o seu pet merece. Confira o passo a passo a seguir!
1. Proteja os ouvidos do seu bichinho
Antes de mais nada, os ouvidos dos cachorros são extremamente sensíveis e o acúmulo de água nesses órgãos pode trazer muito incômodo, além de ser fator de risco para desenvolver a otite canina. A otite canina é uma inflamação do canal auditivo que geralmente está associada à infecção.
Para tornar o processo de banho no cachorro mais confortável possível, coloque bolas de algodão, como essas da Necesser, com cuidado na entrada dos canais auditivos de seu pet. Caso ele não aceite, faça o possível para evitar espirrar água neles.
2. Desembarace os pelos, se necessário
É comum que os cachorros com pelagem média e longa sofram com a formação de nós. Essa formação é semelhante à que ocorre nos nossos cabelos, causada pela própria fricção de um fio no outro, que faz com que os pelos embaracem.
Por isso, os lugares mais propensos à formação dos nós são atrás das orelhas, no pescoço, no encontro do tronco com as patas e na região da virilha. Para desfazer os nós, segure-os pela base do pelo, bem próximo à pele, para amortecer os puxões e comece a pentear os pelos da região embaraçada com a escova. Aos poucos, os fios começarão a se soltar, diminuindo o tamanho do nó até que ele desapareça por completo.
3. Escolha o shampoo e o condicionador
Primeiramente, nunca use o seu próprio shampoo para dar banho no seu pet. Produtos para humanos costumam conter fragrância e outros ingredientes que podem irritar a pele do seu cachorro e causar algum problema estomacal caso ele ingira o produto acidentalmente.
Sendo assim, escolha um shampoo e um condicionador que sejam específicos para cães e compatível ao tipo de pelagem do seu bichinho. Hoje, existem shampoos caninos indicados para aplicação em pelagem escura, pelagem clara, pele sensível e até mesmo para os filhotes, que são desenvolvidos para dar a eles a melhor limpeza possível com o mínimo de irritação da pele.
Já os condicionadores são destinados a todos os tipos de pelo, mas, principalmente àqueles que são mais longos. Estes produtos desembaraçam e devolvem a força aos pelos opacos e quebradiços, tornando-os fortes, saudáveis e fáceis de pentear.
4. Molhe apenas do pescoço para baixo
Além dos ouvidos, os olhos e a boca do seu cachorro também são áreas muito sensíveis. Por isso, na hora do banho molhe o seu pet apenas do pescoço para baixo. Para isso, você pode usar uma caneca, um balde ou até mesmo a mangueira do chuveiro para molhar o seu cão.
Primeiro, coloque uma quantidade de shampoo compatível com a quantidade de pelos do seu cachorro e comece a esfregá-lo suavemente. Repita o processo nas áreas mais sujas como rabo e patas. Em seguida, aplique o condicionador e faça diversos enxágue até retirar o resíduo dos produtos.
Dica: Não se esqueça de usar água morna para evitar o superaquecimento ou ressecamento da pele.
5. Remova o excesso de água dos pelos
Muita gente acredita que a melhor forma de finalizar o banho é secando o pelo do seu cachorro com secador, mas isso não é bem verdade. O secador, quando usado na potência e na temperatura correta, não faz mal. No entanto, o barulho excessivo e a intensidade do vento podem deixar o seu pet agitado e fazer com que ele recuse se secar.
Para não correr esse risco, escolha dar banhos em dias ensolarados e apenas retire o excesso de água dos pelos do seu cachorro com uma toalha.
DICA: independente do tipo de secagem, esteja preparado para receber a inevitável “sacudida de pelos” enquanto seu cachorro se seca.
6. Faça uma limpeza a seco nas orelhas
Não é porque as orelhas do seu cachorro não podem ser lavadas, que elas ficarão sujas. Nesse caso, é importante fazer uma limpeza a seco no ouvido do seu bichinho após o banho com produtos da linha pet.
A limpeza das orelhas do seu cão não requer nenhum equipamento especial além de algodões limpos e água morna. Por isso, umedeça um pouco o algodão na água morna e deslize-o de dentro para fora do ouvido trazendo a sujeira acumulada.
Não utilize hastes flexíveis durante a limpeza do ouvido do seu pet. Elas podem perfurar o tímpano ou causar trauma no canal auditivo do seu cachorro. Além disso, o uso desse tipo de instrumento pode empurrar ainda mais os detritos para dentro do canal auditivo.
7. Recompense seu amigo com um brinquedo
Por fim, se o seu cachorro se comportar durante o banho, que tal recompensá-lo com um presente? Dê ao seu amigo um sachê com o sabor favorito do seu pet ou até mesmo uma bolinha colorida e divertida para ele brincar e se exercitar.
As recompensas certamente ajudarão seu pet a aceitar melhor os próximos banhos e ficará cada vez mais fácil deixá-lo limpinho e cheiroso para aquele abraço gostoso que só os pais de pet conhecem a sensação!
Curtiu este conteúdo sobre banho no cachorro? Então, nos siga no Facebook e no Instagram e fique por dentro das dicas do Nosso Armazém para cuidar da saúde e do bem-estar do seu pet.